Programa Mineração

IBRAM divulga finalistas do Prêmio “Melhores Práticas em Saúde e Segurança do Trabalho na Mineração 2018”

21/11/2018

A quarta edição do Prêmio Melhores Práticas em Saúde e Segurança do Trabalho, promovida pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), por meio do Programa MINERAÇÃO, selecionou os cases finalistas. Os classificados participarão da segunda etapa que consiste na apresentação oral em um Painel de Cases. Aqueles que obtiverem maior nota na soma das avaliações referentes às 1ª e 2ª etapas serão classificados em 1º, 2º e 3º lugares nas respectivas categorias.

A ação busca o reconhecimento das práticas bem sucedidas de promoção da saúde e segurança dos trabalhadores do setor mineral. Os critérios utilizados para seleção dos trabalhos foram: grau de inovação; comprovação dos resultados obtidos com a implantação do case; envolvimento e conhecimento dos empregados das ações apresentadas pelo case e impacto das ações em outros setores da empresa.

Premiação

A cerimônia de premiação ocorrerá em 4 de dezembro na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), em Belo Horizonte (MG). Os primeiros colocados receberão troféus e terão seus cases divulgados no Portal da Mineração. O vencedor de cada categoria terá a oportunidade de apresentar o trabalho em painel específico de SST durante o 18º Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM), que será realizado entre os dias 9 e 12 de setembro de 2019. Os cases também serão divulgados no Portal da Mineração.

Confira os selecionados em cada categoria:

  1. Como prevenir e gerir os riscos ergonômicos nas atividades minerais – melhores práticas

- CSN Mineração – Ações ergonômicas aplicadas na gerência de laboratório garantem: conforto, segurança e produtividade        – Taina A. C. Carvalho – Fisioterapeuta

- Vale – Risco ergonômico existente na atividade de recebimento e armazenamento de explosivos – Luis Daniel Ortiz – Analista de Qualidade

- Vale – Risco de prensamento de membros e posição ergonômica inadequada para manobrar as válvulas manuais dos hidrociclones, gerando excesso de esforço físico na atividade – Anderson L.Vieira – Operador de Equipamentos.

  1. Conservação Auditiva – Evolução Médica

- Anglo American Minério de Ferro Brasil – Prevenir é o melhor remédio – Nádia Kardnéya Alves dos Santos – Fonoaudióloga.

- ArcelorMittal Mineração Brasil – Programa Mais Saúde – PCA – Programa de Conservação Auditiva – Juliano Dalla Rosa – Gerente de Segurança e Saúde no Trabalho.

- Vale – Promoção da Saúde Auditiva: um olhar além da normatização – Manoela Caliman S.Rissi – Médica

 

  1. Categoria: Ferramentas de Gestão de Riscos Associadas à SST – Melhores Práticas

- ArcelorMittal Mineração Brasil – Programa Mais Saúde IQV – Índice de Qualidade de Vida – Juliano Dalla Rosa – Gerente de SST

- Nexa Resources      Fortalecendo Alianças – Um compromisso pela vida – Guilherme A.S. Freitas – Coordenador de SST

- Vale – Energia zero: sistema eletrônico para gestão do processo de bloqueio de energias e mitigação de riscos – Luiz Guilherme M. Barat – Engenheiro Master

Programa MINERAÇÃO

Desenvolvido e coordenado pelo IBRAM, o Programa MINERAÇÃO foi criado para auxiliar as empresas do setor mineral na busca pela redução do número de acidentes ocupacionais.

O Programa busca estimular a prevenção por meio da implantação de diversas iniciativas voltadas à diminuição dos principais riscos à segurança e à saúde ocupacional detectados no segmento mineral. O MINERAÇÃO adota iniciativas como Sistemas de Gerenciamento de Riscos, treinamentos específicos, intercâmbios de boas práticas, desenvolvimento de banco de dados com informações estatísticas sobre acidentes específicos para o setor, entre outras.