Programa Mineração

Ibram premia mineradoras por projetos de Saúde e Segurança do Trabalho

07/12/2018

Foi a quarta edição do evento, uma iniciativa do Programa Especial de Segurança e Saúde Ocupacional da Mineração

As mineradoras com os melhores cases associados à Segurança e Saúde no Trabalho (SST) foram reconhecidas pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), na quarta edição do pelo Prêmio Melhores Práticas em Saúde e Segurança do Trabalho. A iniciativa do Programa Especial de Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração (MinerAção) reuniu líderes e representantes do setor na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) em Belo Horizonte (MG), na noite de 4 de dezembro.

Os três cases melhores classificados em cada categoria tiveram 15 minutos para apresentarem suas melhores considerações sobre seus trabalhos. O objetivo era clarear aos avaliadores as possíveis duvidas que tenham surgido durante as avaliações preliminares. Em seguida, a plateia pôde fazer perguntas.

O resultado foi divulgado logo após as apresentações em solenidade que contou a presença do presidente da AngloGold Ashanti Brasil, Camilo de Lelis Faraci, o gerente de Saúde do SESI, Alfredo Santana e o diretor de Assuntos Ambientais do Ibram, Rinaldo Mancin.

Mancin acredita que a consolidação do Prêmio Melhores Práticas em Saúde e Segurança do Trabalho é mais um passo em direção à valorização das ações voltadas à prevenção de acidentes. Já Paulo Henrique Soares, diretor de Comunicação do Ibram, frisa que o reconhecimento é um incentivo para que as empresas se dediquem ainda mais à adoção de melhores práticas. “Além disso, é uma grande oportunidade para os vencedores apresentarem seus cases na 18º Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Expositram), um dos mais qualificados debates técnicos do setor”, frisa.

Guilherme Freitas, coordenador de SST da Nexa Resources e premiado em primeiro lugar na categoria: Ferramentas de Gestão de Riscos Associadas à SST – Melhores Práticas com o case “Fortalecendo Alianças – Um compromisso pela vida”, conta que o programa foi implantado no início de 2017 e a empresa vem colhendo resultados muito positivos a cada dia. “Esse trabalho define o papel e as responsabilidades da média liderança perante a gestão de segurança de suas equipes. Os líderes passam a ter um papel fundamental na prevenção de acidentes e os liderados assumem compromissos a serem desenvolvidos ao longo do tempo”, explica.

“Ficamos muito felizes com o envolvimento de todos os empregados da Nexa e, principalmente, com o reconhecimento da premiação que nos mostra que estamos no caminho certo. Acreditamos cada dia mais que é fundamental envolver os principais atores com o objetivo de diminuir o número de acidentes”, completa.

Trabalhos premiados

CATEGORIA: Como prevenir e gerir os riscos ergonômicos nas atividades minerais – melhores práticas

1º Lugar: Vale – Risco de prensamento de membros e posição ergonômica inadequada para manobrar as válvulas manuais dos hidrociclones, gerando excesso de esforço físico na atividade – Anderson L.Vieira – Operador de Equipamentos.

2º Lugar: Vale – Risco ergonômico existente na atividade de recebimento e armazenamento de explosivos – Luis Daniel Ortiz – Analista de Qualidade.

3º Lugar: CSN Mineração – Ações ergonômicas aplicadas na gerência de laboratório garantem: conforto, segurança e produtividade – Taina A. C. Carvalho – Fisioterapeuta

CATEGORIA: Conservação Auditiva – Evolução Médica

1º Lugar: Vale – Promoção da Saúde Auditiva: um olhar além da normatização – Manoela Caliman S.Rissi – Médica

2º Lugar: ArcelorMittal Mineração Brasil – Programa Mais Saúde – PCA – Programa de Conservação Auditiva – Juliano Dalla Rosa – Gerente de Segurança e Saúde no Trabalho/ Paulo Costa – Médico do Trabalho / Keron Soares – Enfermeira do Trabalho

3º Lugar: Anglo American Minério de Ferro Brasil – Prevenir é o melhor remédio – Nádia Kardnéya Alves dos Santos – Fonoaudióloga.

CATEGORIA: Categoria: Ferramentas de Gestão de Riscos Associadas à SST – Melhores Práticas

1º Lugar: Nexa Resources – Fortalecendo Alianças – Um compromisso pela vida – Guilherme A.S. Freitas – Coordenador de SST

2º Lugar:  ArcelorMittal Mineração Brasil – Programa Mais Saúde IQV – Índice de Qualidade de Vida – Juliano Dalla Rosa – Gerente de SST / Paulo Costa – Médico do Trabalho / Keron Soares – Enfermeira do Trabalho

3º Lugar: Vale – Energia zero: sistema eletrônico para gestão do processo de bloqueio de energias e mitigação de riscos – Luiz Guilherme M. Barata – Engenheiro Master