Programa Mineração
Programa MINERAÇÃO
  • Princípios e Benefícios
  • Como aderir
  • Quem participa
  • Conselho estratégico GESST

O MINERAÇÃO – Programa Especial de Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração é uma iniciativa voluntária e pioneira na indústria da mineração brasileira. Desenvolvido e coordenado pelo Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM, o MINERAÇÃO foi criado com o objetivo de atender às necessidades das empresas do setor mineral, independentemente de seu tamanho, na busca pela redução do número de acidentes ocupacionais, incentivando a sustentabilidade do setor.

O Programa prevê o estímulo à prevenção no âmbito do trabalho por meio da implantação de uma série de iniciativas voltadas para atenuar os principais riscos de SSO – Segurança e Saúde Ocupacional detectados no segmento mineral, como a criação de um sistema de gerenciamento de riscos, treinamentos específicos, intercâmbio de boas práticas, banco de dados com informações estatísticas sobre acidentes específicos para o setor, entre outras ações.

Um sistema de avaliação definirá qual é o nível de evolução em SSO que cada empresa associada se encontra, oferecendo oportunidade de crescimento àquelas que ainda estão em um estágio inicial de desenvolvimento nesta área.

O MINERAÇÃO usou como referência para criar seu conteúdo técnico temas escolhidos como prioritários à mineração, considerando sua relevância nos acidentes de trabalho, pautados nas normas nacionais de SSO, especialmente a NR-22/MTE e NRM/DNPM – Normas Reguladoras de Mineração, além de normativas internacionais.

Visão: Ser reconhecido como o setor industrial com os melhores resultados em Segurança e Saúde Ocupacional no Brasil.

Este documento foi criado para balizar a estrutura e os princípios do Programa MINERAÇÃO.

Este documento é uma referência adotada para ilustrar a filosofia e compromissos do Programa MINERAÇÃO.

 


Ir para a home    Voltar